sábado, 22 de junho de 2013

AULA - 14 - A COMUNHÃO

Capítulo 14         -          Comunhão
  
 A. O PROPÓSITO DA COMUNHÃO

A comunhão dos cristãos é muito importante, pois é em nossa unidade que...
1. O Crente É Encorajado E Cresce Em Cristo
"Desejo vê-los para que eu possa transmitir-lhes algum dom espiritual para fortalecê-los isto é, para que vocês eeu possamos encorajar uns aos outros através da nossa fé mútua'' (Rm 1:11,12).
2. O Mundo Passa A Saber Que Jesus Foi Enviado Por Deus
“Dei-lhes a glória que Tu Me deste, para que possam ser um, assim como Nós somos Um: Eu neles e Tu em Mim. Que eles possam atingir uma completa unidade para que o mundo possa saber que Tu Me enviaste eque Tu nos amaste, assim como amaste a Mim (Jo 17:22,23).


B. CONDIÇÕES DA COMUNHÃO
1. Um Compromisso Básico De Uns Para Com Os Outros
"Sejam devotados uns aos outros com amor fraternal. Honrem uns aos outros acima de si próprios'' (Rm 12:10).
Sem uma confiança básica não é possível que haja comunhão alguma. O nível da comunhão varia de acordo com o nível de compromisso.
2. O Nosso Compromisso Precisa Estar Baseado No "Ágape" "Ágape" é um amor unidirecional, que ama "apesar de" e não "por causa de". Assim sendo, um compromisso deste tipo não é afetado pelo comportamento inconsistente da outra pessoa.
"Um novo mandamento lhes dou: Amem uns aos outros. Assim como Eu vos amei, assim também vocês precisam amar uns aos outros"Qo 13:34).
3. A Verdadeira Comunhão E Cristocêntrica
A nossa comunhão de uns para com os outros baseia-se em nosso compromisso comum para com Cristo.
"... E a nossa comunhão é com o Pai e com o Seu Filho, Jesus Cristo" (1 Jo 1:3). Veja também Filipenses 2:1,2.
4. Andar Na Luz
A nossa comunhão inclui a necessidade de sermos abertos, honestos e verdadeiros uns para com os outros. Isto, às vezes, pode significar:
a. A confissão dos nossos próprios pecados aos outros, ou o encobrimento amoroso do pecado de uma outra pessoa. "Se afirmamos que temos comunhão com Ele, e, contudo, andamos em trevas, mentimos e não vivemos de acordo com a verdade. Mas, se andamos na luz, assim como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 Jo 1:6,7). Veja também Mateus 18:15.
b. A obediência à luz mandamentos gerais e específicos que Deus deu.
c. A remoção de quaisquer máscaras ou falsas coberturas. Uma grande parte da comunhão do mundo é hipócrita — as pessoas fazem atuações teatrais e não são genuínas.
"Agora que vocês já se purificaram pela obediência à verdade de forma tal a terem um amor sincero pelos seus irmãos, amem-se uns aos outros profundamente e de coração " (1 Pe 1:22).
5. Um Interesse Genuíno No Bem-Estar Do Outro
Não deveria haver segundas intenções de benefício próprio. O nosso desejo deveria ser o de darmos, e não o de recebermos. "Não façam nada por ambições egoísticas nem por vaidades, mas com humildade, considerem os outros como sendo melhores do que vocês próprios. Cada um de vocês não deveria olhar somente para os seus próprios interesses, mas também para os interesses dos outros'' (Fp 2:3,4).
6. Uma Disposição De Entregarmos As Nossas Vidas
“O meu mandamento é este: Amem uns aos outros, como Eu os amei. Ninguém tem maior amor do que este: que alguém entregue a sua vida pelos amigos "(Jo 15:12,13).
"Vida" envolve mais do que a vida física. Ela inclui também as nossas posses materiais, os nossos interesses e preferências pessoais, etc. (Tg 2:15,16). Significa também uma disposição de compartilharmos abertamente sobre as nossas próprias vidas. Somente podemos conhecer as pessoas até o ponto em que estão preparadas para revelarem a si próprias.


C. A COMUNHÃO NA IGREJA SIGNIFICA...
1. O Compartilhamento De Todas As Coisas
Houve três estágios de desenvolvimento na comunhão dos cristãos em Atos 4:32 em primeiro lugar, eles tinham um só coração (espírito), em seguida, tinham uma só alma (mente), e aí então seguiu-se a expressão física de terem todas as coisas em comum.
"Todos os crentes estavam juntos e tinham todas as coisas em comum. Com a venda de suas posses e bens, davam a qualquer pessoa de acordo com o que necessitassem (At 2:44,45).
2. A Entrega De Nossas Vidas
"Saúdem a Priscila e a Áquila, meus
cooperadores em Cristo Jesus. Eles arriscaram as suas vidas por mim. Não somente eu, mas todas as igrejas dos gentios estão gratas por eles'' (Rm 16:3,4).
3. A Nossa Devoção Em Servirmos Os Irmãos
''Vocês sabem que a família de Estéfanas compõe os primeiros convertidos da Acaia e eles têm se devotado ab serviço dos santos"(1 Co 16:15).
4. Sermos Canais De Suprimentos A Outros Necessitados
"A sua abundância suprirá o que necessitam, a fim de que, por sua vez, a abundância deles possa suprir o que vocês necessitarem. Aí então haverá igualdade"(2 Co 8:14). Veja também 1 Coríntios 16:17.
5. O Compartilhamento Nas Aflições
“Contudo, foi bondade de vocês a sua participação nas minhas aflições" (Fp 4:14).
6. Uma Doação Sacrificial
"porque no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. Pois testifico que deram tanto quanto possível, e até mesmo além da capacidade deles " (2 Co 8:2,3).
7. A Prática Da Hospitalidade
“Caro amigo, você é fiel naquilo que você está fazendo para os irmãos, muito embora lhe sejam desconhecidos" (3 Jo 5). Veja também Hebreus 13:2.
8. A Edificação E O Encorajamento Mútuos
"Nós os amamos tanto que nos deleitamos em compartilhar com vocês não somente o Evangelho de Deus, mas também as nossas vidas, porque vocês se tornaram muito queridos a nós" (1 Ts 2:8). Veja também 2 Timóteo 3:10-14.


D. OS RESULTADOS DA COMUNHÃO
Os resultados da comunhão na Igreja Primitiva foram:
• um temor a Deus (At 2:43)
• alegria (At 2:46)
• simpatia de todas as pessoas (At 2:47)
• acréscimo de novos J«aM crentes (At 2:47)
• todas as necessidades supridas (Fp 4:19)
• surgimento de líderes (1 Co 16:15,16).

MEU COMPROMISSO


Através deste estudo compreendo agora a importância de termos comunhão continuamente com outros cristãos. Comprometo-me hoje a fazer parte de um grupo de crentes, ao qual darei a minha lealdade, o meu amor e o meu serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário