domingo, 7 de abril de 2013

A CRUZ E O RESULTADO TRAZIDO POR JESUS CRISTO


Capítulo 5
A Cruz


Quando Jesus Cristo foi morto, tendo sido pregado numa cruz de madeira, aqueles homens malvados pensaram que estavam simplesmente executando um homem que estava perturbando o seu estilo de vida. Eles não perceberam que a Cruz fora planejada por Deus desde o início do mundo.

A. DEUS LIDA COM O PECADO
Através da morte do Seu Filho na Cruz, o grande Deus Criador estava lidando com o pecado, o sofrimento, e a angústia de todas as pessoas. Jesus estava morrendo no lugar de todos os indivíduos do mundo.
A aceitação pessoal do que Ele fez na Cruz traz a resposta a todas as nossas necessidades.
1. Deus Revela O Seu
Poder Através Da Cruz
"Porque a mensagem da Cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, os que estamos sendo salvos, é o poder de Deus (1 Co 1:18). Veja também Romanos 1:16.
2. Deus Mostra O Seu Amor Na Cruz
"Mas Deus demonstra o Seu Próprio amor para conosco no fato de que, enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós " (Rm 5:8).
3. Deus Removeu As Nossas Dores Na Cruz
"Verdadeiramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e levou as nossas dores. Contudo, nós O reputamos por ferido e oprimido por Deus, e aflito"(Is 53:4).
4. Jesus Tomou A Punição
Pelos Nossos Pecados Na Cruz
"Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões. Ele foi moído pelas nossas iniquidades. A punição que nos trouxe a paz estava sobre Ele, e pelas Suas feridas somos sarados... Todos nós, como ovelhas, nos desgarramos; cada um de nós voltou-se ao seu próprio caminho, e o Senhor colocou sobre Ele a iniquidade de todos nós " (Is 53:5,6). Veja também 1 Pedro2:24.

B. UM NOVO RELACIONAMENTO COM DEUS ATRAVÉS DA CRUZ
Pelo fato de Deus ser tão santo e reto, o pecado nos separa d'Ele. Ninguém que tenha pecado em seu coração é capaz de permanecer em Sua presença.
Portanto, com a Sua morte na Cruz, Jesus não somente sofreu pelos nossos pecados em nosso lugar, mas também tornou possível que conhecêssemos a Deus pessoalmente e que experimentássemos o amor, a paz, e a alegria que a comunhão com Ele traz.
1. Tornamo-nos Aceitáveis Diante De Deus Através Da Cruz
"Deus transformou Aquele que não tinha nenhum pecado em pecado por nós, a fim de que n 'Ele pudéssemos nos transformar na retidão de Deus" (2 Co 5:21).
2. Recebemos O Perdão Através Da Cruz
"Porque Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos introduziu no Reino do
Filho que Ele ama, em Quem temos a redenção, o perdão dos pecados" (Cl 1:13,14). Veja também 1 João 2:1,2.
3. Tornamo-nos Membros Da Família De Deus Através Da Cruz
"Tanto o que santifica os homens e os que são santificados são da mesma família. Assim sendo, Jesus não Se envergonha de chamá-los de irmãos. Ele diz: Declararei o Teu nome aos Meus irmãos. Na presença da congregação cantarei o Teu louvor "(Hb 2:11,12). Veja também João 1:12.
4. Barreiras Raciais São Quebradas Através Da Cruz
"Mas agora em Cristo Jesus, vocês, que outrora estavam longe, foram aproximados através do sangue de Cristo. Pois Ele Próprio é a nossa paz, o Qual fez dos dois um só e destruiu a barreira, a muralha divisória de hostilidade, abolindo em Sua carne a lei com os seus mandamentos e regulamentos.
"O Seu propósito era o de criar em Si Próprio um só novo homem, proveniente de dois, ocasionando assim a paz, e neste único corpo reconciliar a Deus através da Cruz, através da qual Ele aniquilou a hostilidade deles'' (Ef 2:13-16). C. LIBERDADE


ATRAVÉS DA CRUZ
A morte de Jesus na Cruz foi uma grande vitória para nós. Pelo fato de Deus ter tratado com o nosso pecado na Cruz, isto significa também que toda a angústia e sofrimento, que são resultados do pecado, também foram tratados. A Cruz ganhou uma grande liberdade para nós!
1. Livres De Satanás
"E tendo desarmado as potestades e autoridades, Ele fez delas um espetáculo público, triunfando sobre elas através da Cruz" (Cl 2:15). Veja também Colossenses 1:13.
2. Livres Dos Pecados Passados
"Se pois o Filho os libertar, vocês verdadeiramente serão livres" (Jo 8:36). Veja também Colossenses 2:13.
3. Livres Dos Pecados Presentes
"Pois o pecado não será o seu mestre, pois vocês não estão debaixo da lei e sim debaixo da graça" (Rm 6:14).
4. Livres Das Enfermidades
"Isto foi para se cumprir o que foi falado através do profeta Isaías: Ele tomou as nossas enfermidades e levou as nossas doenças'' (Mt 8:17).
5. Livres Da Maldição
Cristo nos redimiu da maldição da lei, tornando-Se uma maldição por nós, pois está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro" (Gl 3:13). Veja também Deuteronômio 28:15-68.
6. Livres Do Julgamento
"Aí então Cristo teria que ter sofrido muitas vezes desde a criação do mundo. Mas agora Ele apareceu uma vez por todas, no final das eras, para aniquilar com o pecado através do Seu Próprio sacrifício assim como o homem está destinado a morrer uma vez, e após isto a enfrentar o julgamento " (Hb 9:26,27).
7. Livres Da Morte Eterna
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigénito, para que todo aquele que n 'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"(Jo 3:16).
 D. O AMOR E A JUSTIÇA ENCONTRAM-SE NA CRUZ
A Cruz é o lugar onde o amor de Deus e o justo julgamento de Deus se encontram. O Seu justo julgamento exigia a penalidade de morte pelo pecado o derramamento de sangue. O Seu amor satisfez as Suas Próprias exigências, e Jesus, o Filho de Deus, morreu em nosso lugar.
"Mas Deus prova o Seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Sendo agora justificados pelo Seu sangue, quanto mais seremos então salvos da ira de Deus através d'Ele! Pois se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele através da morte do Seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos' salvos através da Sua vida!
E não somente isto, mas regozijamo-nos em Deus através do nosso Senhor Jesus Cristo, através do Qual recebemos agora a reconciliação” (Rm 5:8-11).

E. A CRUZ É O CENTRO DA HISTÓRIA
A Cruz de Jesus Cristo é o ponto central da existência da Humanidade na terra. Desde o momento em que o primeiro homem e mulher pecaram (veja Gênesis 3), já havia sido planejado de antemão por Deus que Jesus morreria na Cruz.
Daquela ocasião em diante, as pessoas olhavam adiante, em fé, para o que Deus havia prometido que Ele faria para salvá-las. Hoje em dia olhamos para trás, e, crendo no que Jesus fez por nós na Cruz, recebemos o perdão e uma nova vida.

MEU COMPROMISSO
Hoje coloco a minha total confiança no que Deus estava fazendo por mim quando Jesus morreu na Cruz. Creio que Ele levou a punição pelo meu pecado. Recebo o perdão que Deus está me oferecendo, e agradeço-Lhe pelo relacionamento que isto agora me proporciona com Ele. Tomo uma decisão hoje que viverei cada dia neste relacionamento pessoal com Deus e me comprometo a compartilhar esta verdade com outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário