terça-feira, 4 de junho de 2013

AULA - 11 - O BATISMO EM ÁGUAS

  
Capitulo 11       -      Batismo Na Água
Jesus ordenou que todos os que cressem n'Ele fossem batizados na água.

“Aí então Jesus veio a eles e lhes disse: Toda a autoridade no céu e na terra foi dada a Mim.
"Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt 28:18.19). Veja também Atos 2:38-41. 
Ser "batizado" significa ser "totalmente imerso". Quando uma pessoa se arrepende do seu pecado e crê que Jesus morreu por ela, diante de muitas testemunhas, esta pessoa deve ser levada à água, ser submersa, e ser retirada da água. Por que Jesus ordenaria que os Seus crentes fizessem uma coisa tão estranha assim?

A. COMPREENDENDO-SE O BATISMO NA ÁGUA
A compreensão do que é de fato o batismo na água é a chave para uma vida cristã vitoriosa e livre.
O ato de sermos submersos e sermos levantados da água novamente é um quadro que demonstra o que aconteceu ao crente cristão.

B. QUATRO ESTÁGIOS DA OBRA DE CRISTO ILUSTRADOS
1. Ele Morreu... Eu Morri Com Ele
"Pois sabemos que o nosso antigo ego foi crucificado com Ele, afim de que o corpo do pecado pudesse ser aniquilado para que não mais fôssemos escravos do pecado — porque qualquer pessoa que morreu já foi liberta do pecado " (Rm 6:6.7).
2. Ele Foi Sepultado...
Eu Fui Sepultado Com Ele ' 'Ou vocês não sabem que todos nós, os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em Sua morte? Fomos, portanto, sepultados com Ele através do batismo na morte'' (Rm 6:3.4).
3. Ele Ressuscitou...
Tenho Uma Nova Vida N'Ele "... a fim de que, assim como Cristo ressuscitou dentre os mortos através da glória do Pai. nós também pudéssemos viver uma nova vida. Se nos unimos com Ele em Sua morte, certamente também nos uniremos com Ele em Sua ressurreição" (Rm 6:4,5).
4. Ele Subiu Ao Céu... Também Subi Ao Céu N'Ele
E Deus nos ressuscitou com Cristo e nos assentou com Ele nos lugares celestiais com Cristo Jesus "(Ef 2:6). Veja também Colossenses 3:1.
  
C. O BATISMO NA ÁGUA É...
1. O Seu Culto Fúnebre!
Um culto de sepultamento não é para matar alguém. Ele é somente realizado quando a pessoa já está morta. E assim, pelo fato de você já ter "morrido" em Cristo, você enterra a sua antiga vida no batismo na água.
2. A Sua Ressurreição A Uma Nova Vida!
Você se levanta da água demonstrando e declarando que você é uma nova criação em Cristo!
"Ora, se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com Ele. Pois sabemos que uma vez que Cristo ressuscitou dentre os mortos, Ele não pode morrer novamente. A morte não mais tem domínio sobre Ele.
"Em Sua morte, Ele morreu para o pecado de uma vez por todas, mas a vida que Ele vive, Ele a vive para Deus. Semelhantemente, considerem-se mortos para o pecado, porém vivos para Deus em Cristo Jesus"(Rm 6:8-11).

D. OS DOIS REINOS
Pois Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos introduziu no Reino do Filho que Ele ama'' (Cl 1:13).
Todos os homens e mulheres nascidos no mundo são nascidos no Reino das Trevassão nascidos escravos do ditador Satanás. Não há nenhum caminho de saída deste reino, exceto pela MORTE, e não há nenhum caminho de entrada no Reino de Deus, exceto pelo NASCIMENTO. Assim sendo, Jesus tomou-Se a nossa morte, como também o nosso novo nascimento e isto declaramos no batismo na água!

E. AS DUAS RAÇAS
Assim como há dois reinos, assim também, dentro de cada reino, existe uma raça diferente de pessoas. A Raça Adâmica povoa o Reino das Trevas, e a Nova Criação povoa o Reino de Deus.
1. O Primeiro Adão
"Pois em Adão todos morrem... " (1 Co 15:22). Veja também Romanos 5:12.
Adão foi o pai de todos nós, de toda a raça humana. O pecado de Adão alienou a todos nós de Deus. Devido ao seu pecado, todos nós herdamos a sua natureza rebelde e enferma, e tornamo-nos sujeitos à morte. Os descendentes de Adão são chamados de "Raça Adâmica".
2. O Último Adão
"Assim que, no tempo exatamente certo, quando éramos ainda débeis, Cristo morreu pelos ímpios" (Rm 5:6).
Não havia nenhuma maneira pela qual Deus pudesse transformar a Raça Adâmica caída. Ele tinha que dar um fim a esta raça e começar uma raça de humanidade totalmente nova. Jesus foi o Último Adão. Ele veio como o último nascido da Raça Adâmica e como Primogênito de uma nova raça.
Enquanto estava pendurado na Cruz, Ele ficou pendurado lá na qualidade de último Adão o último nascido da Raça Adâmica. Quando Ele morreu na Cruz, morreram também a Raça Adâmica e a natureza adâmica pecaminosa.
N'Ele, Deus aniquilou a criação caída. A Raça Adâmica morreu em Cristo.
3. O Segundo Homem
"... assim também em Cristo todos serão vivificados" (1 Co 15:22). Jesus veio na qualidade de Novo Homem de Deus, através do Qual uma nova raça seria criada. Jesus ressuscitou dentre os mortos não na qualidade de último Adão, mas na qualidade de Segundo Homem, a Cabeça da Nova Criação.
"Assim está também escrito: O primeiro homem Adão tornou-se uma alma vivente; o último Adão [Cristo], um Espírito vivificante... O primeiro homem era do pó da terra, o Segundo Homem do Céu.
“Assim como era o homem terreno, assim também são os que são da terra; e assim como é o Homem do Céu, assim também são os que são do Céu. E exatamente como recebemos a semelhança do homem terreno, assim também receberemos a semelhança do Homem do Céu"(1 Co 15:45-49).
4. A Nova Criação
“Portanto, se qualquer pessoa está em Cristo, ela é uma nova criação. As coisas velhas já passaram e as coisas novas já vieram" (2 Co 5:17). Veja também Efésios 2:10.
No batismo da água declaramos a todos os nossos amigos e conhecidos que não mais fazemos parte da raça adâmica e do Reino das Trevas. Somos uma Nova Criação em Cristo e pertencemos ao Reino de Deus!

MEU COMPROMISSO

Através deste estudo percebo agora que a minha antiga vida, com o seu pecado e julgamento, foi aniquilada na morte de Jesus, e agora, devido à ressurreição de Jesus tenho uma vida totalmente nova para viver. Pelo fato de que é isto o que ilustra o batismo na água, assumo o compromisso de ser batizado na água e de compartilhar esta verdade com outras pessoas.

*** O QUE A BÍBLIA ENSINA ***
por Paul Collins

Nenhum comentário:

Postar um comentário