segunda-feira, 20 de maio de 2013

AULA 10 - A GRAÇA


Capítulo 10       -      Graça


"Com grande poder, os apóstolos continuaram a testificar da ressurreição do Senhor Jesus, e MUITA GRAÇA estava com todos eles"(At 4:33).
"De Atália eles navegaram de volta para Antioquia, onde haviam sido ENCOMENDADOS À GRAÇA DE DEUS para a obra que já haviam completado" (At 14:26).  

Por que a graça de Deus foi tão importante na experiência dos primeiros cristãos? Por que a Igreja de Antioquia orou para que a GRAÇA de Deus estivesse sobre Paulo e Barnabé, e mais tarde sobre Paulo e Silas, quando partiram em suas viagens missionárias? A. O SIGNIFICADO DA GRAÇA
O conceito mais comum da palavra "graça" é "o favor imerecido de Deus" — em outras palavras, muito embora fôssemos pecadores, merecedores do julgamento, Deus olhou para nós com amor e nos perdoou.
Isto, no entanto, é somente a metade do seu significado. Ela também significa "o poder de capacitação de Deus".
"Que o nosso Próprio Senhor Jesus e Deus, nosso Pai, o Qual nos amou e pela Sua graça  nos  deu  um eterno encorajamento e uma boa esperança, possa encorajar os seus corações, fortalecê-los em toda boa obra e palavra'' (2 Ts 2:16,17).
A Sua graça não somente nos torna aceitos na família de Deus, mas também supre o poder que necessitamos para vivermos a vida cristã. Duas passagens bíblicas indicam os dois aspectos da graça de Deus em todos os crentes:
1. O Favor Imerecido de Deus
"Pois foi pela graça [o favor imerecido de Deus] que vocês foram salvos através da fé — isto não vem de vocês próprios; é a dádiva de Deus — não através das obras, a fim de que ninguém se gabe " (Ef 2:8,9).
2. O Poder De Capacitação De Deus
"... Com amor Ele nos predestinou para que fôssemos adotados como Seus filhos através de Jesus Cristo, de acordo com o Seu beneplácito e vontade — para o louvor da Sua gloriosa graça [poder de capacitação], que Ele nos deu gratuitamente no Amado "(Ef 1:4-6). Leia também o capítulo inteiro, o qual descreve tudo o que recebemos pela graça (pelo Seu poder de capacitação).
Na salvação, não somente é expresso o favor imerecido de Deus (no fato de que recebemos o perdão e um relacionamento restaurado com Ele, muito embora não o mereçamos), mas também é expresso o poder de capacitação de Deus — pois é somente pelo SEU poder que podemos ser transformados.
"Portanto, se uma pessoa está em Cristo, ela é uma nova criação; as coisas velhas já passaram e as coisas novas já chegaram!" (2 Co 5:17).
Este princípio da graça continua durante todo o nosso caminhar com Deus. Em todas as áreas de nossas vidas cristãs, é a graça de Deus que faz com que cresçamos e sejamos fortes — o poder de capacitação de Deus que nos é dado sem nenhum mérito de nossa parte.
... cresçam na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo... "(2 Pe3:18). 

B. A GRAÇA DADA AOS HERÓIS DA FÉ
Esta força operacional da graça é revelada nas vidas de homens e mulheres em toda a Bíblia. Todos os heróis da fé começaram o seu caminhar com Deus cientes das suas próprias fraquezas e incapacidades.
Era somente quando permitiam que a graça de Deus o Seu poder de capacitaçãooperasse em suas vidas que eles conseguiam tornar-se o tipo de pessoas que Deus queria que fossem e a cumprir o plano e o propósito que Deus tinha para suas vidas.

C. A GRAÇA NA VIDA DE MOISÉS Leia Êxodo 3:11-13; 4:1-13.
A ordem que o Senhor deu a Moisés não foi nenhuma tarefa medíocre. O Egito era o império dominante da época. Era uma nação maligna, e Faraó, o seu líder satânico, possuía uma autoridade que era divina segundo o que alguns afirmavam. Todas as nações do mundo conhecido viviam com temor de Faraó.
Quando Deus disse a Moisés para descer ao Egito e dizer a Faraó para libertar da escravidão os Seus três milhões de pessoas, a resposta imediata de Moisés proveniente das suas próprias fraquezas e incapacidades foi a seguinte:
Vs3:ll: "Quem sou eu?"
Vs3:13: "Quem és Tu?"
Vs4:l:   "Eles não crerão em mim!"
Vs 4:10: "Eu não sou eloquente!"
Vs 4:13: "Senhor, envia uma outra pessoa!"
Mas com a graça de Deus, Moisés desceu de fato ao Égito, e com sinais e maravilhas tirou o povo de Israel, assim como Deus lhe havia dito para fazer. 

D. A GRAÇA NA VIDA DE GIDEÃO
Leia Juízes 6:1 -24. O chamado de Deus veio a Gideão para libertar o Seu povo dos exércitos conquistadores dos midianitas. Israel havia conhecido somente derrotas durante muitos anos. A resposta de Gideão à palavra de Deus no versículo 13 revela a sua incredulidade inicial:
"Mas senhor, replicou Gideão, se o Senhor está conosco, por que nos sobreveio tudo isto? Onde estão todas as Suas maravilhas que nos contaram os nossos pais dizendo: Porventura o Senhor não nos tirou do Egito? Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nus mãos dos midianitas''.
Até mesmo quando o Senhor o encorajou e prometeu estar com ele. Gideão respondeu:
"Como posso salvar a Israel? Sou o menor membro da menor família da nossa tribo!"(veja o versículo 15)
Mas, a despeito dos seus temores e incapacidades e com a graça de Deus (poder de capacitação), Gideão salvou a Israel. E ele o fez com somente um pequeno grupo de homens.
Foi a GRAÇA que fez a diferença!

E. A GRAÇA NA VIDA DO APOSTOLO PAULO
Leia Atos 15:40. Antes que Paulo e Silas partissem juntos em sua viagem missionária, a Igreja de Antioquia orou por eles e "os encomendou... ò graça do Senhor", para a obra que estava diante deles. ..,.,(
Leia a descrição de Paulo da sua experiência em 2 Coríntios 11:22-33. E compreensível que ele tenha sido encomendado primeiramente à graça de Deus! Ele necessitava dela para sobreviver! A resposta do Senhor à confissão de fraqueza de Paulo é a Sua promessa para nós também:
"... A minha graça é suficiente para vocês, pois o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza... "(2 Co 12:9). 
F. A GRAÇA LIBERADA EM NOSSAS VIDAS
Em nosso relacionamento com Deus à medida em que caminhamos com Ele a cada dia — constantemente nos deparamos com situações que tentam nos soterrar. A nossa resposta a Deus é a de confiarmos na Sua Palavra. Expressamos a nossa confiança através da obediência.
Isto prova que cremos no que a Palavra de Deus diz apesar do que as circunstâncias possam indicar. A resposta de Deus à nossa fé é a Sua graça — o Seu poder de capacitação, o qual faz com que triunfemos em todas as situações. 

G. DUAS PROMESSAS MUITO IMPORTANTES
1. Temos Um Acesso Intrépido Ao Trono da Graça
"Aproximemo-nos do TRONO DA GRAÇA com confiança, a fim de que possamos receber misericórdia e ENCONTRARMOS GRAÇA [capacitação divina] PARA NOS AJUDAR EM NOSSAS OCASIÕES DE NECESSIDADE" (Hb 4.16).
2. Deus E Poderoso
“E Deus é poderoso para fazer com que TODA graça ABUNDE para vocês, afim de que em TODAS as coisas e em TODO o tempo, tendo TUDO o que vocês necessitam, vocês possam ABUNDAR em TODA boa obra"(2 Co 9:8).


MEU COMPROMISSO
Decido-me hoje a receber a graça de Deus — o Seu poder de capacitação — em todas as áreas e problemas que surgirem em minha vida e a ensinar aos outros a fazerem a mesma coisa também.



*** O QUE A BÍBLIA ENSINA ***
                     por Paul Collins

Nenhum comentário:

Postar um comentário