ESBOÇOS E SERMÕES




O objetivo de publicar esboços e mensagens é o desejo que sinto em querer compartilhar o pouco que tenho pesquisado, com todos aqueles que ministram a Palavra de Deus.   Nada adiantaria ter entendimento em determinado assunto e não poder dividir, vejo neste espaço a oportunidade de fazer com que outras pessoas além das que me ouve pregando, poder usufruir das mensagens que tenho ministrado.
Esboço é o delineamento da mensagem. Não é necessário que o pregador pregue o mesmo conteúdo escrito no esboço, mas o mesmo tem a finalidade de ajudá-lo, orientando a forma de como se deve desenvolver a mensagem. Esboço não é mensagem vazia e sem vida, como alguns costumam enfatizar, isto é uma inverdade, pois quem elabora um esboço, tem o seu momento de oração, devoção e estudo da palavra de Deus. Da mesma forma o pregador deve também colocar o esboço da mensagem a ser pregada diante do altar de Deus, com jejum, oração e consagrar a vida para que no momento de entrega a mensagem esteja totalmente sob o seu controle e no controle da soberana vontade de Deus. Esboço não tira a espiritualidade do ministrante. As palavras passam, as idéias se vão, mas a escrita permanece. O pregador tem várias idéias e pensamentos momentâneos e precisam ser colocados no papel, organizados posteriormente, tornam-se excelentes esboços de ricas mensagens. Esboços são esqueletos sem carne, que precisam ser preenchidos, e o ministrante é quem deve usar o material escrito, e de joelhos receber de Deus sua própria mensagem com a ajuda do Espírito Santo. O apóstolo Paulo falou para o jovem obreiro Timóteo: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, e que maneja bem a palavra da verdade” (2Ttm 2.15). A recomendação de Deus é que: "nunca falte óleo sobre a sua cabeça”, todos devem ter a certeza de estarem ungidos pelo azeite do Senhor.

Quatro necessidades SUPRIDASpelo bom pastor
Salmo 23

            Davi mostra nesse salmo a plenitude e a grandiosidade da benção para o povo que confia no bom pastor, relacionando-o com o Senhor: “O senhor é meu pastor e Nada me faltará” (v.1). A promessa é que nada há de faltar para aqueles que tem o Senhor como seu pastor.

1. PRIMEIRA NECESSIDADE SUPRIDA
Alimentação; Suprimento” (V. 2) “Verdes pastos”.
Verdes pastos, fala de alimento, e espiritualmente vem falar da Palavra de Deus que é alimento para o seu povo.
1.1  - Moises comeu este alimento        -Ex 19:1-6
1.2  - Elias comeu este alimento            -1Rs 19:1-8
1.3  - Ezequiel comeu este alimento      - Ez 3:1-3
1.4  - Jeremias comeu este alimento      -Jr 15;16
1.5  - Jesus come este alimento -Jo 4:31-34

2. SEGUNDA NECESSIDADE SUPRIDA

“Água” (V. 2,3,5),  “Águas tranqüilas”
A água tem a função de matar a sede, lavar o que estar sujo, bem como alimentar as plantas. Esta água da transformação, é o instrumento que o Espírito Santo usa para operar nos corações que aceitam a palavra de Deus (Ef 5:26), que leva o homem para ser uma nova criatura (Ef 4:22-23).

2.1  - Jo 3:5                  – Sereis nova vida
2.2  - Jo 4:14                – Sereis saciados
2.3  - Jo 7:37                – Sereis transformado
2.4  - 2Co 5:17 – Sereis renovados
Somente o Espírito Santo tem o poder de transformar a vida do mais vil pecador, através da água que é a Palavra de Deus. Para os que não sabem como ir à fonte o cordeiro os conduzirá, Ap 7.17.

3. TERCEIRA NECESSIDADE SUPRIDA

“descanso” (v. 2) “deitar-me faz... tranqüilas”
O mundo em que vivemos vive atribulado, desgastado, amarrotado, cansado de tanto problemas, lutas provas e tribulações, mas o bom pastor tem descanso para os que nele confiam.
3.1  - Mt. 11:29  ...e encontrareis descanso
3.2  - Mq 2:10 ... não é aqui o vosso descanso.
Descanso pode falar de varias coisas entre elas do louvor e da oração. O povo de Deus precisa descansar no senhor, através da louvor ao bom pastor (Sl 55:22), destarte pode também referi-se do descanso eterno com o Senhor

 

4. QUARTA NECESSIDADE SUPRIDA

Unção” (v.5) ...unges a minha cabeça com o óleo...”
A Bíblia diz que não devemos deixar faltar azeite em nossa cabeça, (Ec 9:8), quando não tem óleo somos chamados de loucos, imprudentes ou insensatos, (Mt 25:2,3). O sumo pastor é poderoso para suprir as nossas necessidades. (Fp 4:19), “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”, (Ef 3:20).
Jesus o bom pastor, Jesus o sumo pastor, o grande pastor, Jesus o meu pastor.
By Gerisvaldo Santos.com