segunda-feira, 20 de maio de 2013

AULA 09 - A FÉ


Capítulo 9       -                

A fé sempre foi a marca de um discípulo de Jesus. Os primeiros discípulos eram conhecidos como CRENTES. Jesus disse: "... Tudo é possível para aquele que crê" (Mc 9:23). A fé significa uma total dependência de Deus. Quando Adão pecou, ele saiu da dependência de Deus e entrou numa "in-dependência" (que significa incredulidade). Esta é a razão pela qual Deus colocou uma prioridade tão alta assim na fé. A fé é a forma pela qual somos restaurados a um relacionamento com Deus (dependência de Deus).
Esta dependência de Deus é chamada de fé. A fé o leva além dos seus cinco sentidos de visão, audição, paladar, olfato e tato. A fé o libera da sua capacidade limitada. Pela fé você passa da ' 'in-capacidade'' para a' 'capacidade de Deus''.
Este é o caminhar de fé para o qual todos nós somos chamados — onde "nada é impossível" (Mt 17:20).

A. O QUE É A FÉ? A fé é uma ação de obediência em resposta ao que Deus falou. A verdadeira fé é expressa em
1) Obediência e 2) Ação em resposta ao 3) Nosso ouvir a Palavra de Deus (voz). "Agora a fé é estarmos certas do que esperamos e termos a certeza daquilo que mia vemos  (Hb 11:1).
A fé significa termos confiança ou acreditar numa outra pessoa ou nas palavras desta pessoa. Ter fé em Deus envolve uma troca da auto-confiança pela confiança em Deus. Paramos de confiar em nós mesmos e confiamos n'Ele. Abandonamos a dependência de nossas fontes limitadas de conhecimento e começamos a receber de Suas fontes ilimitadas.

B. DOIS TIPOS DE CONHECIMENTO
"A minha mensagem e a minha pregação não foram com palavras sábias e persuasivas, mas com uma demonstração do poder do Espírito, afim de que a fé de vocês não se baseasse na SABEDORIA DE HOMENS, e sim no poder de Deus.
"No entanto, falamos realmente uma mensagem de sabedoria dentre os perfeitos, mas não a sabedoria deste mundo, nem dos governantes deste mundo, os quais estão se aniquilando.
"Não! Falamos da SABEDORIA SECRETA de Deus, uma sabedoria que tem estado oculta e que Deus destinou para a nossa glória antes que o tempo começasse " (1 Co 2:4-7). Veja também os versículos 8-16.
1. Conhecimento Através Dos Sentidos
Todo conhecimento que vem ao homem natural vem a ele através dos cinco sentidos — visão, audição, paladar, olfato e tato. Este é um conhecimento limitado e é descrito como "sabedoria humana".
2. Conhecimento Através De Revelações
Este conhecimento não se baseia nos cinco sentidos nem no raciocínio natural, e sim numa fonte alternativa — a VERDADE da Palavra de Deus. É recebido através do espírito do homem e é descrito como a "sabedoria de Deus" — "Vivemos pela FE, e não pela visão" (2 Co 5:7).

C. A BASE DA FÉ - A base para termos fé em Deus encontra-se em três importantes realidades:
1. A Natureza De Deus
“Ao fazer a Sua promessa a Abraão, já que não havia ninguém maior por quem Ele pudesse jurar, Ele jurou por Si Próprio'' (Hb 6:13).
a. Ele não Pode Mudar. “Eu, o Senhor, não mudo... " (Ml 3:6). Veja também Tiago 1:17.
b. Ele Não Pode Falhar. "Sei que Tu podes fazer todas as coisas. Nenhum plano Teu pode ser impedido " (Jó 42:2). Veja também 1 Crônicas 28:20.
c. Ele Não Pode Mentir. "Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que mude de idéia. Porventura Ele fala e não age? Porventura Ele promete e não cumpre?" (Nm 23:19). Veja também Tito 1:2.
2. A Obra Redentora Do Filho de Deus
"Fixemos os nossos olhos em Jesus, o autor e aperfeiçoador da nossa fé, o Qual, pela alegria que Lhe foi proposta, suportou a Cruz. desprezando a sua afronta e assentou-Se à destra do Trono de Deus"(Hb 12:2).
Cristo tornou-Se a fonte da nossa fé em Deus. O fato da Sua morte e ressurreição fornece as bases para a nossa crença.
"... Cristo Jesus... tornou-Se para nós sabedoria de Deus — isto é, a nossa retidão, santidade, a nossa redenção” (1 Co 1:30). Veja também Romanos 5:1,2.
3. A Palavra De Deus
"O céu e a terra passarão, mas as Minhas palavras nunca passarão (Mt 24:35). Veja também Isaías 40:8.
“E disse-me o Senhor: '... estou velando sobre a Minha Palavra para a cumprir (Jr 1:12).
A Sua Palavra permanece fiel para sempre. A fé vem quando Deus traz uma palavra específicade tudo o que Eleja disse — diretamente a nós, em nossas circunstâncias. Verbalizada desta maneira, a Palavra de Deus torna-se viva para nós, liberando a nossa fé.


D. COMO A FÉ FUNCIONA - O princípio da fé (Rm 3:27) é o de operar em nossas vidas continuamente, não importando quais sejam as circunstâncias (veja 2 Coríntios 5:7 e Tiago 1:5,6). Ela funciona da seguinte maneira:
1. Deus Nos Dá A Fé
Ao Evangelho uma retidão de Deus é revelada, uma retidão que é pela fé, da primeira à última, exatamente como está "O justo viverá pela fé [DE DEUS]" (compare Romanos 1:17 com Habacuque 2;4).
Os justos vivem pela fé DE DEUS, ou seja, a fé que Ele nos dá como um dom.
Porque pela graça vocês são salvos através da fé. Ela [a fé] é dom de Deus" (Ef 2:8,9). "... conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um "(Rm 12:3).
2. A Fé Vem Através De Uma Palavra De Deus
Primeiramente Deus nos encoraja falando uma "palavra" relevante às nossas circunstâncias.
Isto poderá acontecer à medida em que você ler a Bíblia ou ouvindo a voz do Espírito Santo dentro do seu espírito.
"... a fé vem pelo ouvir a palavra, e ouvida através da palavra de Cristo (Rm 10:17). Veja também Gênesis 15:3-5; 17:15-21; Js 1:8.
3. Obediência À Palavra
Para que a fé possa operar em nossa situação, precisamos obedecer esta palavra. A fé é algo ATIVO, e não passivo. A maioria das promessas de Deus são condicionais Ele faz a Sua parte, se fizermos a nossa parte.
"... a fé sozinha, se não for acompanhada pela ação, está morta' (Tg 2:17). Veja também Tiago 1:22-25; Gênesis 15:6; Mateus 7:24-27.
4. A Crise, Ou "Prova Da Nossa Fé"
Este é um período de provas e testes.
Tudo o que acontece ao nosso redor parece ser contrário ao que Deus disse e aparentemente não há nenhuma evidência para a nossa crença. Neste ponto, a nossa fé baseia-se completamente na Palavra de Deus (o que Ele nos falou).
Nisto vocês se regozijam muito, ainda que agora e por pouco tempo, talvez vocês tenham lido que sofrer angústia em todos os tipos de provações.
"Estas provações vieram a fim de que a fé de vocês que é de maior valor do que o ouro que perece ainda que tenha sido refinado pelo fogo possa ser provada como sendo genuína e possa resultar em louvor, glória, e honra quando Jesus Cristo for revelado " (1 Pe 1:6,7).

Veja também Romanos 4:16-21; Salmos 105:17-19.
Com fé lançamo-nos sobre a SUA FIDELIDADE. Em nossas ocasiões de dúvidas e lutas, Deus é fiel e não nos abandona.
"Se não crermos, Ele permanece fiel. Ele não pode negar-Se a Si Mesmo " (2 Tm 2:13).
Ele foi fiel a Tomé e a Pedro quando a fé deles foi provada. Jesus não os abandonou.
"Ele nunca nos deixará nem nos abandonará " (Hb 13:5).
5. O Resultado
O resultado final é sempre a vitória por parte do crente, trazendo glória a Deus.
“...porque todos os que são nascidos de Deus venceram o mundo. Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé'' (1 Jo 5:4). Veja também Tiago 1:2-4,12; Gênesis 21:1-3; Salmos 105:19-22; Atos 3:16; Hebreus 6:13-15.


MEU COMPROMISSO
Decido-me hoje a viver pela fé e a confiar em Deus em todas as áreas da minha vida. Reconheço a minha necessidade de ser totalmente dependente de Deus — o que significa a fé em ação. Nos problemas, desafios, e dificuldades, contarei com a Sua fidelidade. A resposta de Deus será a Sua graça — o Seu poder de capacitação. Ensinarei os outros também a dependerem da fidelidade de Deus e a caminharem com fé em Deus.

*** O QUE A BÍBLIA ENSINA ***
                            por Paul Collins


Nenhum comentário:

Postar um comentário