segunda-feira, 15 de julho de 2013

AULA - 17 ADORAÇÃO

Capítulo 17
Adoração
Adoração é o lugar mais próximo de Deus que você pode chegar. Pregar Orar, louvar, viver são meios para se chegar a Adoração.


A. BENDIZENDO A DEUS
"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há dentro de mim, bendiga o Seu Santo nome "(Sl 103:1).
É algo tremendo considerarmos que temos a capacidade de bendizermos o nosso Criador, mas vez após vez nas Escrituras somos exortados a fazermos exatamente isto. Nós O bendizemos através do nosso louvor e adoração a Ele. Veja Salmos 34:1-3.

B. LOUVOR
O louvor é uma expressão de admiração e apreciação. Quando elogiamos uma pessoa, estamos lhe dizendo que a consideramos como uma pessoa tremendamente maravilhosa, ou que as suas realizações são realmente grandiosas. E a mesma coisa com o Senhor. O louvor tem a ver com o reconhecimento do caráter e do poder de Deus.
“Porque o Teu amor é melhor do que a vida, os meus lábios Te glorificarão. Louvar-Te-ei enquanto viver, e em Teu nome levantarei as minhas mãos" (Sl 63:3,4).
1. Por Que Louvamos A Deus?
a. Por Causa Do Que Ele É.
Cantem louvores ao nosso Rei, cantem louvores. Pois Deus é o Rei de toda a terra. Cantem a Ele um salmo de louvor" (Sl 47:6,7).
b. Por Causa Do Que Ele Faz. ' 'Louva, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu mais profundo ser, louva o Seu santo nome. Louva, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de todos os Seus benefícios. Ele perdoa todos os meus pecados e cura todas as minhas enfermidades. Ele redime a minha vida da cova e me coroa com amor e compaixão. Ele satisfaz os meus desejos com coisas boas, de forma tal que a minha juventude é renovada como a da águia (SI 103:1-5).
2. Quem Deve Louvar A Deus?
a. Os Que Buscam A Deus.  "... os que buscam o Senhor O louvarão... " (Sl 22:26).
b. Tudo O Que Tem Fôlego. "Que tudo o que tem fôlego louve ao Senhor. Louvem ao Senhor "(Sl 150:6).
3. Quando Louvamos A Deus?
a. Em Todo O Tempo. "Louvarei ao Senhor em todo o tempo. O Seu louvor sempre estará em meus lábios " (Sl 34:1).
b. Em Todas As Circunstâncias. "Sejam sempre alegres. Orem continuamente. Agradeçam em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus"'(1 Ts5:16-18).
4. Onde Devemos Louvar A Deus?
a. No Meio Do Povo De Deus. "Ele [Jesus] diz: Declararei o Teu nome aos Meus irmãos. Na presença da congregação cantarei os Teus louvores" (Hb 2:12).
b. Entre As Nações. "Louvar-Te-ei, ó Senhor, entre as nações. Cantarei sobre Ti entre os povos" (SI 57:9).
c. Em Nossas Camas. "Louvar-Te-ei enquanto viver... com lábios que cantam, a minha boca Te louvará. Em minha cama lembro-me de Ti. Penso em Ti através das vigílias da noite " (SI 63:4-6).


C. ADORAÇÃO
Enquanto que o louvor é uma expressão de admiração e apreciação, a adoração é uma expressão de amor e veneração. E possível admirarmos alguém e apreciarmos o que esta pessoa faz sem estarmos apaixonados por ela Semelhantemente, a adoração tem a ver com o nosso amor pelo Senhor. Ela pode ser expressa somente com a entrega de todo o nosso coração e vida a Ele.
"Amá-Lo com todo o seu coração, com todo o seu entendimento, e com todas as suas forças, e amar o seu próximo como a você mesmo é mais importante do que todas as ofertas queimadas e sacrifícios" (Mc 12:33).
Os rituais e cerimoniais religiosos de Israel no Antigo Testamento tornaram-se detestáveis ao Senhor porque os corações deles estavam longe d'Ele (Is 1:10-15; 29:13).
Hoje em dia também Deus está apenas interessado na adoração genuína e sincera que procede do coração. "Contudo, está chegando o tempo e agora já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em Espírito e em verdade, pois eles são o tipo de adoradores que o Pai procura. Deus é Espirito, e os Seus adoradores precisam adorar em ESPÍRITO e VERDADE" (Jo 4:23,24). Leia também os versículos 4-26.
1. Em Espírito
O nosso espírito é chamado de "homem interior" (Ef 3:16). A verdadeira adoração acontece quando o homem interior, em resposta aos estímulos do Espírito de Deus, expressa amor e adoração a Deus. Isto pode assumir a forma de palavras verbalizadas, um cântico de amor ao Senhor, ou uma adoração silenciosa.
A verdadeira adoração requer a ação do Espírito Santo em nosso espírito. Assim sendo, somente os que "nasceram novamente do Espírito'', através da fé em Jesus Cristo, podem de fato adorar a Deus (Jo 3:5-8).
2. Em Verdade
Adorar a Deus em verdade significa adorá-Lo assim como a Bíblia diz que deveríamos. Nadabe e Abiú (filhos do Sumo Sacerdote) ofereceram fogo estranho diante do Senhor e morreram (Nm 3:4; 26:61).
Esta admoestação solene ilustra a necessidade de estudarmos o plano de Deus (o Tabernáculo de Moisés) para o ministério sacerdotal.
Havia um sacrifício, purificação, unção e uso de vestimentas adequadas antes da adoração (Êx 30:17-38).
Observamos em Apocalipse 1:5,6 que somos "... lavados de nossos pecados em Seu Próprio sangue" antes de sermos feitos "... sacerdotes a Deus''.
Um apóstolo/mestre dos Estados Unidos estava treinando vários líderes sobre como curar os enfermos e realizar milagres. Uma profetiza lhe disse: "O Senhor lhe diz: 'Como você ousa ensinar os que estão impuros a fazerem as Minhas obras! Pare com isto!'"
Havia muita preparação dos sacerdotes antes que pudessem entrar no Lugar Santo para adorarem ao Senhor. A negligência dos passos delineados era perigosa. Precisamos adorar em verdade da maneira bíblica.

 D. EXPRESSÕES DE LOUVOR E ADORAÇÃO NAS ESCRITURAS
1. Com A Boca:
a. Cantando (Sl 9:2,11)
b. Louvando (Sl 103:1)
c. Bradando (Sl 47:1)
2. Com As Mãos:
a. Levantando-as (Sl 63:4)
b. Batendo palmas (Sl 47:1)
c. Com instrumentos musicais (Sl 150)
3. Com O Corpo:
a. Ficando de pé (Sl 134:1)
b. Ajoelhando-se, prostrando-se (Sl 95:6)
c. Dançando e saltando de alegria (Sl 30:11)
"Quem é como Tu entre os deuses, ó Deus? Quem é semelhante a Timajestoso em santidade, terrível em glória, operando maravilhas?... Cantem ao Senhor, pois Ele é muito exaltado... " (Êx 15:11,21).
"Dentre os deuses não há nenhum semelhante a Ti, ó Senhor... Pois Tu és grande e operas maravilhas. Tu somente és Deus... Louvar-Te-ei, ó Senhor meu Deus, com todo o meu coração Glorificarei o Teu nome para sempre (SI 86:8,10,12).

MEU COMPROMISSO

A maior coisa que sempre poderei fazer nesta vida e na eternidade é adorar a Deus. Determino-me hoje a ser um verdadeiro adorador e a fazer disto o meu supremo objetivo de vida. Também ensinarei a alguém mais este vital estilo de vida.

Um comentário: