domingo, 7 de abril de 2013

O SANGUE DE JESUS


AULA - 06  - Capitulo 6
O Sangue De Cristo
O derramamento do sangue de Jesus Cristo na Cruz foi um fator para que pudéssemos receber o perdão pelos nossos pecados e a aceitação na presença de Deus.
" ...sem o derramamento de sangue não há perdão " (Hb 9:22).

A. A VIDA ESTÁ NO SANGUE
Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas... é o sangue que fará a expiação... "(Lv 17:11).
Quando pecamos, merecemos a morte. "O salário do pecado é a morte" (Rm 6:23). Jesus pagou esta penalidade por nós, derramando o Seu sangue (morrendo por nós em nosso lugar).
Expiação significa sermos RECONCILIADOS com Deus. Jesus deu a Sua vida (derramou o Seu sangue) na Cruz para a nossa RECONCILIAÇÃO (expiação). Isto possibilitou a nossa RECONCILIAÇÃO com Deus. O sangue de Jesus significa que não somos mais os Seus inimigos e sim, os Seus amigos, Seus filhos e filhas. Pela fé, aceitamos o que Jesus fez por nós.

B. O QUE O PECADO FAZ ÀS NOSSAS VIDAS
1. Separa-nos De Deus
"Mas as suas iniquidades separaram as suas vidas de Deus, os seus pecados ocultaram a face de Deus de vocês, de forma tal que Ele não lhes ouve " (Is 59:2).
2. Faz Com Que Nos Sintamos Culpados
A minha culpa me soterrou como um fardo que é pesado demais para ser suportado" (Sl 38:4).
3. Permite Que Satanás Nos Acuse
" ...o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus dia e noite... " (Ap 12:10). ,'.,r,n v
4. Exige A Penalidade De Morte
"...A alma que pecar é a que morrerá" (Ez 18:4). O sangue de Cristo supre todas as nossas necessidades.

C. O SANGUE É PARA DEUS
O sangue de Cristo satisfaz plenamente a lei de Deus que requer uma penalidade pela quebra da lei. 1 João 3:4 diz: "o pecado é a quebra da lei. "
O sangue nos protege da penalidade pela quebra da lei (morte). Em Êxodo 12, Deus ordenou o povo de Israel a aplicar o sangue de um cordeiro sob os portais de suas casas para protegê-los do destruidor — o qual mataria todos os primogênitos.
Este cordeiro era um protótipo do Cordeiro—Jesus—o Qual viria mais tarde. Deusdisse: " ...vendo Eu o sangue, passarei por cima de [protegerei] vocês... "(vs 13).
1. A Comunhão E Restaurada
"Mas Deus prova o Seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Sendo agora justificados pelo Seu sangue, quanto mais seremos então salvos da ira de Deus através d'Ele" (Rm 5:8,9).
2. Somos Redimidos (Comprados Para Sermos Libertos da Escravidão)
"N'Ele temos a redenção através do Seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus"


D. O SANGUE É PARA O HOMEM
O sangue satisfez a Deus. Agora ele deve nos satisfazer na purificação da consciência de nossas culpas.
1. O Sangue Nos Purifica Da Culpa "Quanto mais então o sangue de
Cristo, que através do Espírito eterno Se ofereceu imaculado a Deus, purificará as nossas consciências dos atos que levam à morte, para que possamos servir ao Deus vivo! "(Hb 9:14).
2. O Sangue Nos Santifica
"E assim também Jesus sofreu fora dos portões da cidade para santificar o povo através do Seu Próprio sangue (Hb 13:12).
3. O Sangue Nos Aproxima De Deus
"...e através d'Ele reconciliasse Consigo Próprio todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão no céu, fazendo a paz através do Seu sangue derramado na Cruz. Outrora vocês estavam alienados de Deus e eram inimigos nas suas mentes devido aos seus comportamentos malignos. Mas agora Ele os reconciliou... "(Cl 1:20-22).
4. O Sangue Nos Dá Intrepidez Para Entrarmos Na Presença De Deus "Portanto, irmãos, já que temos confiança de entrarmos no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus e por um novo e vivo caminho aberto para nós através do véu, ou seja, o corpo...
"Aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e em total certeza de fé, tendo nossos corações espargidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água limpa " (Hb 10:19-22).
5. O Sangue Nos Aperfeiçoa Diante Dos Olhos De Deus
"...porque devido a um só sacrifício Ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados'' (Hb 10:14).


E. O SANGUE É PARA O DIABO
A atividade mais estratégica de Satanás nesta era é a de ser o acusador dos irmãos (Ap 12:10) e é nisto que o Senhor o confronta em Seu ministério especial na qualidade de Sumo Sacerdote através do Seu Próprio sangue (Hb 9:11-14).
1. O Sangue Coloca Deus Ao Lado Do Homem E Contra O Diabo
"... Se Deus é por nós, quem será contra nós?... Quem trará alguma acusação contra os que Deus escolheu? Seria Deus, sendo Ele que justifica? Quem os condenará? Seria Cristo Jesus, o Qual morreu? — e mais do que isto Aquele que foi ressuscitado —e que Se encontra à destra de Deus e que também está intercedendo [orando] por nós?"(Rm 8:31,33,34).
O diabo não tem nenhuma base para acusações contra os que receberam a obra do sangue de Cristo derramado por eles.
2. O Sangue Dissolve Todo Os Direitos Legais De Posse De Satanás
" ...em Quem temos a redenção, o perdão dos pecados " (Cl 1:14).
"Redenção" significa "comprar de volta". Estamos debaixo de um novo dono, e o preço que foi pago por nós foi o sangue derramado de Jesus.
"...a Igreja de Deus, que Ele comprou com o Seu Próprio sangue" (At 20:28). Veja também 1 Coríntios 6:19,20 e 1 Timóteo 2:6.


F. O QUE O SANGUE DE CRISTO NOS TROUXE
1. Pureza De Coração
“Mas se andarmos na luz, como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado " (1 Jo 1:7).
2. Vida Eterna
"Jesus lhes disse: Eu lhes digo a verdade. A menos que vocês comam a carne do Filho do Homem e bebam o Seu sangue, vocês não têm nenhuma vida em vocês mesmos. Qualquer pessoa que come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia"(Jo 6:53,54).
3. Aproximação A Deus
"Mas agora em Cristo Jesus, vocês, que outrora estavam longe, foram aproximados através do sangue de Cristo" (Ef 2:3).

MEU COMPROMISSO
Compreendo agora o que o sangue derramado de Jesus significa para Deus, para Satanás, e para mim. Comprometo-me a compartilhar com os outros a verdade com relação ao sangue de Cristo. Lembrarei a mim mesmo constantemente da aliança que Deus tem comigo, de perdoar o meu pecado, purificar-me do pecado, e proteger-me dos ataques de Satanás.

O SANGUE DE JESUS TEM PODER !!!

Um comentário:

  1. AOS ALUNOS DO SIC - CANSANÇÃO DEIXEM AQUI OS COMENTÁRIOS DAS MATÉRIAS QUEM VOCÊ FALTOU! OU ESCREVA E LEVE IMPRIMIDO. obrigado Pastor gerisvaldo

    ResponderExcluir