quinta-feira, 15 de março de 2012

QUATRO CLASSES DE LÍDERES NA IGREJA


QUATRO CLASSES DE LÍDERES
Mateus 4.18-22; Marcos 1.16-20; Lucas 5.2-6

Jesus vem ao Mar da Galiléia (Mc 1.16) e vê profissionais da pescaria. O Mar da Galiléia é fértil em peixe, e a pesca se fazia principalmente por meio de redes de arrastar, grandes redes flutuantes, que são levadas por um barco, lançadas ao mar, formando depois um círculo (Mt 13.47-48). Havia também a rede simples (Jo 21.8), que é usada por pescadores andando pela água. Jesus viu no mar da Galiléia dois irmãos, Simão e André que eram pescadores, e Jesus lhes disse: “Vinde após mim e eu farei que sejais pescadores de homens”. Mc 1.16-17. Logo adiante Jesus encontra-se com mais dois irmãos, são eles os filhos de Zebedeu, Tiago e João, e logo também aceitaram o convite do Senhor e o seguiram. Tudo isso aconteceu cerca de um ano após o batismo de Jesus nas margens do Jordão (Mc 1.9-11).
Aqui temos uma chamada específica. A narrativa fala de um chamado distinto (Mt 4.18-22). Alguns desses homens já o haviam encontrado, mas agora são convocados a deixarem suas ocupações seculares para o seguirem continuamente. Eles formaram uma nova comunidade que formalmente seria nomeada (Mc 3.14) e enviados numa grande missão (Mc 6.7). Jesus falou que estes agora seriam pescadores de homens, e deixariam de pescar apenas peixes (Mc 1.17), e para pescarem homens deveriam trocar de redes.
O impulso para meu escrito é que os pescadores continuam pescando e para isso precisam de novas redes e por isso vamos tratar dos “Pescadores que lançam as redes, que concertam as redes, que lavam as redes e que rasgam as redes”. As redes continuam sendo algo familiar dos pescadores que agora serão chamados de líderes.

LÍDERES QUE LANÇAM AS REDES “Mc 1.16”. Este é o obreiro que está ocupado na obra de Deus, de forma que nada pode detê-lo, (Mt 4.18), está sempre fazendo algo em prol do reino, e sempre luta para ver o progresso de seu trabalho. Ele não se contenta quando não há milagres, batismo, salvação e libertação, etc. Esse obreiro estar sempre lançando a rede do evangelho, mesmo em situações difíceis.
a) Jz 6.11-12, Gideão. Israel estava em guerra, mas Gideão trabalhava, lançava a sua rede, “malhava trigo no lagar”.
b) 1 Sm 16-11, Davi. Seus irmãos em casa prontos para sentar a mesa e desfrutar uma suculenta comida, Davi cuidava das ovelhas de seu pai Jessé. (lançava a sua rede), Lançar a rede é sempre estar atento ao trabalho sem olhar para traz, sem deixar de executá-lo. (Lc 9.62).

LIDERES QUE LAVAM AS REDES “Lc 5.2”. Lavar a rede significa reconhecer sua necessidade de melhorar no seu ministério. Os discípulos trabalharam toda noite, nada apanharam (Lc 5.5), e voltaram a beira mar e lavavam as suas redes. Há obreiro que sua vida está cheia de falhas e nada mais apanha, está a beira mar, mas redes estão sujas. Quem tem rede suja na sua pescaria não há batismo no Espírito Santo, curas, salvação, etc. Deus lhe convida a parar e lavar a sua rede reconhecendo seu erro. Faça como fez Dimas na cruz, lavou sua rede, (sua vida) e recebeu perdão de Deus, (Lc 22.43); como fez o filho pródigo, que reconheceu o seu erro foi ate o pai e disse: Pai pequei contra céu e perante ti, não sou digno... Lc 15.18).
LÍDERES QUE RASGAM AS REDES “Lc 5.6”.  Os que rasgam as redes, são muito perigosos e hoje estão em todo lugar, são os trabalhadores que onde quer que sejam colocados é problemático, em lugar algum é bom para este “obreiro” e geralmente é muito exigente.
a)      Mt 26.48-50 – Judas rasgou a rede da confiança.
b)      2 Tm 4.10     – Demas amou mais ao mundo que a Deus.
c)      2 Tm 4.14     – Alexandre rasgou um importante chamado.
Deus não tem nos chamado para falhar, mas para sermos ajudadores, professores da salvação e líderes verdadeiros, pescadores não de improviso, mas preparados.

LÍDERES QUE CONCERTA AS REDES  “Mc 1.19”. Estes são os que têm uma grande chamada para concertar erros de outros (Mt 4.21). O consertador de rede deve ter grande conhecimento nas escrituras, bem como ter noções de psicologia pastoral.
a)      Gn 18.8-10 – Abraão concerta a rede rasgada por Ló.
b)      Fm 10-21 – Paulo concerta a rede rasgada por Onésimo.
O líder que concerta rede está escasso, mas ainda existe alguém pronto para fazer a diferença e concertar erros deixados por outros.
TRÊS ATITUDES DE UM LÍDER (2 Tm 2.15)

O líder cristão não pode ser influenciado pelos prazeres deste mundo, e sim, ser um homem compromissado acima de qualquer coisa com o reino de Deus, com as almas ora perdidas. Referindo-me a líder, menciono este e sua família. Se o líder não consegue ter sua família junta nas decisões espirituais, que digo das demais coisas (1 Tm 5.8).

I. PRIMEIRA ATITUDE DE UM LÍDER: CONQUISTAR
Essa tarefa é típica do Evangelista que na verdade é um ganhador de almas para o reino de Deus. Se o obreiro não conquista, falta lhe a coroa de sua liderança, Pv 11.30.
a)      Jesus conquistou os discípulos.         Mc 1.15-20
b)      Felipe conquistou Samaria.   At 8.1-10
c)      Paulo conquistou o carcereiro.          At 16.25-36
d)      Pedro conquistou Cornélio. At 10.34-48
O líder deve conquistar, amigos, a família, os obreiros, a igreja, a sociedade, etc. Conquistar é ter junto de você algo indispensável para seu bom desenvolvimento ministerial.

SEGUNDA ATITUDE DE UM LÍDER: ENSINAR

Não é tarefa fácil, todavia o obreiro deve ter aptidão para ensinar. Esta tarefa não está restrita apenas ao pastor ou ao mestre. Os líderes espirituais devem buscar de Deus, e procurar estudar para apresentar-se bem instruído aos seus liderados, para glória de Deus. (At 18.24-28).
a)      Jesus mandou ensinar.                      Mt 28.19
b)      Apolo ensinava com poder. At 18.24-28
c)      Paulo orienta Timóteo a ensinar.       1 Tm 4.9-13
Para podermos ensinar precisamos aprender. E improvável que alguém que não aprendeu seja prospero no ensino. Devemos nos considerar eternos aprendizes.

TERCEIRA ATITUDE DE UM LÍDER: CONSERVAR

Conservar é cuidar, zelar, prezar, velar por aqueles que receberam a palavra de Deus, e aceitaram a Salvação. Deus deu pastores para cuidar de sua igreja (Ef 4.11-12), para que a mesma seja aperfeiçoada em conhecimento.
a)      2 Tm 3.14-15 – O cristão ensinado preserva aquilo que aprendeu
b)     Pv 22.6 – Conservar o que aprendeu.
Quando não se ouve com atenção o resultado é falta no crescimento espiritual
c)Hb 5.12-14 – Conservar a palavra.
d)     2 Jo 8 – Conservar o que tens recebido.
e)Ap 3.11 – Conservar a coroa.

O líder precisa ter em mente três elementos indispensáveis ao seu ministério.
1. Oração – Que produz comunhão; 2. Ensinamento – Produz conhecimento; 3. Evangelismo – Produz crescimento.

O líder espiritual deve ser preciso e claro quanto a sua chamada. Estar preparado para conquistar os não alcançados, os desgarrados, os fracos na fé; Pronto para ensinar, ensinar não apenas suas filosofias recheadas de religiosidade, mas os ditames, as doutrinas da palavra de Deus, levando em conta que o líder deve conservar o que aprendeu, melhorar seu conhecimento, e não deixar que aqueles que estão aos seus cuidados se desgarrem em busca de outros pastos.

Pr. Gerisvaldo Santos-  Bacharel em teologia 

5 comentários:

  1. nossa mt emocionada por fazer parte dessa tragetóri amo missões,levar a palavra a todos que prescisam,Não importa a maneira q Deus quer me usar,seja no louvor em uma palavra digo eis-me aqui Senhor,usa-me da maneira q bem entender,mas me use,quero é fazera diferença!!!

    ResponderExcluir
  2. e mt me admira esse pr Gerisvaldo Santos,esse sim é um exemplo de missões,não mede esforço pra nada,pega e faz,mts só falam e não tem a coragem que ele tem d correr atrás de td,tem barreiras tem,impecilhos,claro o inimigo não quer ver almas se rendendo ao nosso Senhor!Mas Jesus pega na mão dele e segue com ele até o fim,até o nome Dele ser glorificado,pr continue nessa sua força pq Deus é contigo,ele vê o seu esforço,e te abençoa em todas as áreas da sua vida pq vc tem sido fiel para com Ele e sua obra !!!!!!

    ResponderExcluir
  3. tá ai a prova de td que falei ,basta a ver as fotos missionário Gerisvaldo Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO PELAS PALAVRAS LUANA SANTOS, DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO

      Excluir